A Região
O turista que vem a Portugal não pode deixar de conhecer o Algarve e a sua capital que é Faro que é o destino balnear mais cobiçado no sul de Portugal, por outro lado Vila Real Sto. António, bastião fronteiriço, é a ponte de ligação entre o Algarve e a Andaluzia é terra de pescadores que significa "peixe fresco" e belas praias.
Parque Natural da Ria Formosa
É a mais importante zona húmida do sul de Portugal e inclui uma grande variedade de habitats: ilhas-barreira, sapais, bancos de areia, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, matas, áreas agrícolas, o que propicia também uma enorme diversidade de fauna e de flora.
Jardim da Alameda João de Deus
É o maior espaço ajardinado da cidade. No espaço podem ser apreciadas diferentes espécies vegetais, nomeadamente algumas árvores centenárias e animais.
No Jardim existe ainda uma pequena cascata, um lago e pode-se usufruir de vários equipamentos lúdicos, minigolfe, parque infantil, polidesportivo e parque geriátrico.
Museu Municipal de Faro
O Museu Municipal de Faro ocupa o antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção, construído no século XVI numa praça atrás da Sé, no centro histórico amuralhado. Outrora chamado de Museu Arqueológico, abriu neste local em 1973, exibindo artefatos e peças arqueológicas descobertas na região.
Ruinas Romanas de Milreu
Localizada a poente da aldeia histórica de Estoi, a 8km de Faro, a Villa Romana de Milreu revela uma ocupação continuada desde o século I e até ao século XI. O conhecimento da sua história revela-nos que terá sido habitada por famílias de elevado estatuto social e político, às quais eram proporcionadas as necessidades não só de um quotidiano rural, como também de grande vivência lúdica.
Palacete Belmarço
Próximo do Largo de São Francisco, situa-se o Palácio Belmarço, um dos mais interessantes exemplares da arquitetura revivalista no Algarve.
Construído em 1912 pelo rico comerciante Manuel de Jesus Belmarço, o palacete foi projetado pelo arquiteto Manuel Norte Júnior, e apresenta dois pisos e um torreão.
No interior merecem destaque os painéis de azulejos que representam paisagens e monumentos portugueses.
Praia de Faro
Integrada no Parque Natural da Ria Formosa, localiza-se na Península do Ancão e é um verdadeiro paraíso natural no coração do Algarve que se estende ao longo da costa sul de Portugal, banhada pelo Oceano Atlântico.
É um lugar mágico para os amantes da natureza e para quem gosta de observar aves, com diversas espécies migratórias a fazerem da Ria Formosa o seu habitat. É bastante comum avistar várias espécies de aves, como gaivotas, garças e flamingos que contribuem para a biodiversidade do local, assim como outras espécies de aves migratórias durante a época de inverno.
Praia da Barreta
A Praia da Barreta situa-se na Ilha Deserta, à entrada da Barra Nova (Barra Faro-Olhão) e faz jus ao nome pelo facto de não ter construções e de ser pouco frequentada. É uma praia tranquila, com areias claras e finas e água cristalina e quente.
O acesso faz-se por mar, a partir do Cais das Portas do Mar, sendo que na travessia pode observar na maré vasa pequenos labirintos de areia, canais e bancos de sapal.